O conhecimento científico pertence a sociedade e a humanidade.
Na comunidade científica, o cidadão desenvolve uma visão crítica dos fenômenos sociais a sua volta por intermédio de uma prospecção histórica e analítica e traduz em retorno a sociedade através das conclusões obtidas a luz de reflexões a partir de análises feitas de forma metodológica cientificamente estruturadas.
Há uma considerável quantidade de mestres e doutores no Brasil, com graus obtidos no país e no exterior. Por que ainda patinamos, sobretudo na Educação? Porque mestrado e doutorado passou a ser passaportes para DAS na estrutura pública e cartões de visitas para "reconhecidas" consultorias remuneradas. Se houvesse, ao menos, um pouco de esforço para doar, voluntariamente, este conhecimento, certamente estaríamos muito melhor, com resultados bem melhores no Ideb e exames de ordem e de conselhos.
Os artigos e editoriais que posto representam opiniões, onde os expositores por elas se responsabilizam, que são estruturadas no conhecimento adquirido, seja pela experiência secular ou científica.
Ao, também, comentá-los ofereço minha tentativa de retornar, voluntariamente, o conhecimento que adquiri após dois mestrados, um no Brasil e outro nos EUA. Os temas e opiniões podem não agradar, mas são oportunos para reflexão da sociedade.
Bom proveito.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário