quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Médicos com nota vermelha


O artigo ressalta o resultado, paulatino e contumaz, da falta de controle e de fiscalização, por parte do Estado, e da falta de ética e de responsabilidade dos responsáveis pelo ensino superior no Brasil. Amigos, estamos no segundo ano da segunda década do século XXI. Será que, de fato, estamos preparados para ingressar no primeiro mundo?!?!?


MÉDICOS COM NOTA VERMELHA 
EDITORIAL
CORREIO BRAZILIENSE


A proliferação descontrolada de cursos superiores Brasil afora levou a resultado previsível. Formam-se profissionais sem condições de exercer a profissão: médicos incapazes de fazer diagnósticos, engenheiros que não calculam uma estrutura, professores que não sabem dar aula, jornalistas que não apuram nem escrevem uma reportagem.

Há 18 anos, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), por lei específica, realiza o Exame de Ordem. Com ele, avalia se o bacharel em direito está de fato munido de competência técnica para o exercício da profissão. O índice de aprovação não chega a 20% — demonstração de que as faculdades jogam no mercado brasileiros com diploma na mão, mas inaptos para elaborar petições e atender atos processuais.

O mau desempenho não se restringe aos formados em direito. Tramita no Congresso Nacional projeto de lei que cria exame semelhante para médicos. A iniciativa não constitui unanimidade. De um lado, encontram-se os que a aplaudem. Alegam que o médico lida com vidas. Sem preparo, mata e aleija. De outro, os que a rejeitam. Seria irresponsabilidade deixar o aluno concluir o curso e, só então, dizer-lhe que não poderá exercer a profissão.

O Conselho Federal de Medicina ainda não tomou posição sobre o assunto. Mas conselhos regionais saíram na frente. O de São Paulo (Cremesp), por exemplo, aplica a prova desde 2005. Contudo, só este ano tornou-o condição para o registro profissional. No período em que era opcional, 4.821 estudantes se submeteram ao teste. Nada menos de 46,7% foram reprovados.

O percentual assusta. Assusta mais se pensarmos que só voluntários faziam a prova na certeza de que estavam preparados. Os outros fugiam da avaliação. Agora, todos serão testados. O realismo autoriza concluir que o retrato de corpo inteiro não será nada lisonjeiro. Mostrará jovens que fizeram o curso, se submeteram a provas regulares, foram considerados aptos, mas não estão. Impõe-se frear-lhes a caminhada até que se qualifiquem.

É lamentável que entidades de classe tenham de preencher o vácuo deixado pelo governo. O Executivo tem obrigação de fiscalizar a qualidade das instituições de ensino para evitar o baixo rendimento dos alunos. Ao omitir-se, permite que o mercado seja invadido por médicos, advogados, professores, jornalistas, sociólogos, tradutores e tantos outros incapazes de exercer a profissão. A necessidade de exame de proficiência é a confissão de que o Estado não faz a sua parte.
.

Um comentário:

  1. Enquanto nós, pilotos, estamos sujeitos a exames físicos e de proficiência periódicos, além das provas antes de adquirirmos nossas licenças e habilitações, médicos exercem suas atividades sem serem sequer avaliados por seus conselhos, quando não são acobertados pelos mesmos.

    ResponderExcluir

GEOMAPS


celulares

ClustMaps