domingo, 19 de agosto de 2012

Energia para crescer



JOSUÉ GOMES DA SILVA
FOLHA DE SP 

Dentre os diferenciais competitivos do Brasil, além das reservas de água, recursos naturais, capacidade de produzir alimentos, equilíbrio nas contas públicas e mercado interno consistente, que já abordei em colunas anteriores, também merecem ênfase nosso potencial e diversidade na área da energia. Temos a matriz mais renovável do mundo industrializado: 45,3% são provenientes de fontes como a hídrica, biomassa, etanol, eólica e solar.

Para entendermos melhor o significado de produzir energia sem poluir, num planeta às voltas com as mudanças climáticas, as hidrelétricas são responsáveis pela geração de 75% da eletricidade do país. Um feliz contraste com a matriz energética mundial, composta por apenas 13% de fontes renováveis, no universo das nações industrializadas, e 6% nas que se encontram em desenvolvimento.

Quanto ao etanol, processamos cerca de 30 bilhões de litros anuais, sem ameaçar a cultura de alimentos, pois temos terras disponíveis para plantar tudo o que for preciso. Ademais, nosso produto, proveniente da cana de açúcar, é mais competitivo que o de milho, feito nos Estados Unidos.

Deveremos alcançar 37 bilhões de litros em 2015. Além de renovável, o álcool hidratado propicia ganho ambiental. Graças ao seu uso como combustível ou aditivo da gasolina, o Brasil evitou, nos últimos 32 anos, emissão superior a 800 milhões de toneladas de dióxido de carbono.

Também são expressivas as possibilidades do país na energia eólica. Na América Latina e Caribe, é o que tem a maior capacidade de produção, com potencial próximo de 143 mil megawatts. Contudo, estudos mais recentes indicam que podemos alcançar índices ainda mais elevados.

O Brasil é igualmente rico no tocante aos combustíveis fósseis, tendo atingido a autossuficiência na produção de petróleo e avançado muito na extração de gás natural. Isso, sem iniciarmos a exploração da "província do Pré-sal", que nos transformará em um dos grandes produtores internacionais.

Essa privilegiada condição deve-se ao avanço da Petrobras, uma das mais eficazes companhias do setor de energia em todo o mundo graças, em especial, ao seu competente quadro técnico. A companhia desenvolve tecnologia de ponta e altamente sofisticada, nos permitindo alcançar jazidas em águas profundas.

Contamos, ainda, com organizações privadas como o Grupo EBX, que também gera empregos e renda na realização de importantes empreendimentos e na implantação de modernos projetos de infraestrutura no Brasil.

Se utilizarmos nosso grande diferencial energético com eficácia e sabedoria, este será um grande trunfo para sustentar nosso desenvolvimento.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GEOMAPS


celulares

ClustMaps