sexta-feira, 1 de julho de 2011

Livro Branco e a Sociedade

Tive a oportunidade, ontem, de participar de um seminário acerca do Livro Branco de Defesa em Recife ao longo de todo ao dia.

O tema é um tema de sociedade e de Estado e não adstrito aos meios militares. Gostaria que os leitores deste blog procurassem conhecer mais e, eventualmente, dar sua participação das diversas formas que este amplo projeto demanda.

Defesa significa, basicamente, que o cidadão tem suas integridades física, patrimonial e cultural preservadas. O que seriam as ameaças a esse equilíbrio não vem somente de fora das fronteiras. Hoje, sobretudo, encontram-se imersas em nosso seio, no nosso dia a dia. Desigualdade social, baixo índice de escolaridade e de educação, violência urbana, incipiente acesso à saúde, habitação e educação formam um tipo de estofo onde as ameaças internas se proliferam e se consubstanciam.

Tenho, como contribuição, procurado usar este blog para contribuir apresentando temas que, sempre, tangenciam as perspectivas de Segurança e de Defesa. Da mesma forma tenho procurado reunir em um grupo de discussão especialistas acadêmicos que sempre contribuem com seus trabalhos para esclarecer seus leitores.

Todos os temas que incidem em Segurança e Defesa estão em nosso dia a dia à nossa volta. O desenvolvimento de nosso colossal potencial econômico e social é visto, acompanhado e, até, cobiçado por nações e grupos estrangeiros. O que melhor exemplifica o que digo foi a recente aparição, em um seminário na região amazônica, de um ator famoso, um diretor do filme Avatar e o ex-presidente Clinton. Todos representando grupos que querem controlar nosso crescimento e potencial por intermédio de mobilização, muito mais emocional do que lógica, sobre o nosso soberano uso da região amazônica.

Estimulo, exorto melhor dizendo, meus amigos e leitores para que passem a acompanhar, escrever, conversar e contribuir nos sites acima indicados, sobre esse fabuloso projeto que nada mais é do que uma transparente prestação de contas para a sociedade brasileira. Lá tudo estará de forma acessível e convidando a todos para que participem. (Min. Defesa) Por intermédio desse site verão que quase todos os ministérios regulares (Saúde, Educação, Telecomunicações, Transporte, Ciência e Tecnologia, Meio-Ambiente, Justiça, Desenvolvimento e Comércio etc) estão envolvidos e comprometidos.

Conforme disse, e acredito, para alguns alunos e participantes presentes, é um veio de desenvolvimento e de geração de empregos ainda não explorado. Em breve todos os demais chegarão a um limite de esgotamento e renovação, tais como transportes, habitação, saúde, educação, cultura etc etc, mas os temas de Defesa, por serem amplos e abrangentes, estão ávidos de novos profissionais em seu seio. Aos que ingressam no mercado ou aos que tem filhos e parentes nessa fase, vale a pena conhecer o tema.

Vale a pena acompanhar este projeto. De minha parte continuarei selecionando artigos com dados e informações consistentes e, eventualmente até, me disponibilizando para uma palestra sobre o tema que, de tão apaixonante e envolvente, me levou a lograr um título de mestrado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GEOMAPS


celulares

ClustMaps