terça-feira, 24 de abril de 2012

ZEUS E ATENAS



Breves considerações acerca da ação e do conhecimento agregado. 

A sabedoria dos anciãos gregos era retratada em lendas, que representavam fatos sociais e ensinavam aos cidadãos preciosas lições de vida. 

Conta uma das lendas mitológicas que Zeus, senhor do Universo, estava preocupado com o futuro dos homens na Terra, pois eles estavam se afastando de valores básicos de doutrina e cidadania e poderiam, até, perecer frente a um povo belicosamente mais estruturado que viesse dominá-los. 

Certa manhã a divindade acordou com uma forte dor de cabeça. Passou o dia sem dela se livrar. A contemplação dos homens na Terra aumentava mais ainda seu martírio. Ao cair da noite, tomou uma espada e em um só golpe abriu a própria cabeça. Dela tirou Atenas (Minerva), a deusa da Guerra, da Ação e das Artes. De imediato, com outro golpe abriu a sua coxa direita e nela guardou a pequenina divindade. Ao amanhecer, retirou a deusa, já madura, e a enviou à Terra para liderar os gregos em sua resistência à invasão das colunas romanas. 

Desenhei esta interpretação da fábula anos atrás quando chefiei pessoas de grande potencial e talento todavia, bastante dependentes de opiniões superiores para dar consecução às suas idéias. 
A presente fábula nos dá uma importante lição: Idéias sem ação morrem antes de nascer. Atenas era, naquele contexto, uma idéia gerada pela agonia de ver os gregos em completa abulia e ostracismo, amparados em constantes conflitos internos entre as cidades-estado. A gestação da deusa na coxa, que sustenta o movimento da perna, que faz o homem andar, retrata a ação, o movimento para a frente. A solução do problema para Zeus surgiu da contemplação profunda de um problema. A criatividade foi gerada pelo conhecimento do ambiente analisado. 
Há ainda um aspecto importante a ser considerado: O conhecimento. A criatividade, o “estalo” ou o “insight” só surgem quando adquirimos o conhecimento acerca da situação. O ambiente propício para o surgimento de grandes idéias é o conhecimento agregado, seja ele empírico ou científico. 
Não há como termos um “estalo” que nos traga a solução de um problema se não tivermos conhecimento acerca de meandros. Sequer descobriremos a melhor receita de um bolo se não soubermos cozinhar. Ademais é puro palpite. 
O conhecimento, com embasamento científico, é o suporte para grandes descobertas. Portanto, crie condições para que grandes soluções criativas sejam comuns em seu dia-a-dia. Amplie seu auto-desenvolvimento, procure se atualizar que as idéias virão... e como virão. 
Acredite!! Mas não se esqueça de ousar e colocá-las, com ponderação e maturidade, em prática, para tanto, não se esqueça de avaliar o contexto e o ambiente nos quais elas reverberarão. 
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GEOMAPS


celulares

ClustMaps