Em meu entender, este é que é o tipo de pressão necessária e mais pertinente que as ONG ambientalistas, com brasileiros de fato comprometidos com o nosso desenvolvimento e bem-estar, deveriam estar acompanhando e auxiliando em propostas. Contudo, vale-se mais, com mais visibilidade, criticar nossa ocupação na Amazônia.
. Cem milhões de brasileiros vivem sem coleta de esgoto, diz pesquisador
A prioridade ambiental do Brasil deveria ser o saneamento básico em áreas urbanas e rurais
Em entrevista à Veja, o doutor em ecologia pela Universidade de Montpellier, na França, e pesquisador há 30 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Evaristo de Miranda diz que o principal problema ambiental do Brasil atualmente é a falta de coleta e tratamento de esgoto.
O pesquisador cita dados do IBGE segundo os quais quase 100 milhões de brasileiros vivem sem coleta de esgoto. “Do esgoto coletado, o Brasil trata apenas 10%. O resto vai direto para os rios”, ressalta.
Miranda defende que a prioridade ambiental do país deveria ser o saneamento básico em áreas urbanas e rurais, principalmente na Amazônia e no Nordeste. Segundo o pesquisador, a ampliação do saneamento básico “levaria a uma recuperação dos rios e do litoral, de seus peixes, da flora e da fauna”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário