quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Copa virá com desafios

Valor Econômico - 27/10/2010

As 12 cidades brasileiras que receberão jogos da Copa do Mundo de 2014 têm um longo caminho pela frente para a preparação de suas redes de telefonia móvel para o evento. A conclusão é de um estudo feito pela consultoria Teleco para a fabricante de equipamentos Huawei.

Segundo o levantamento, apenas São Paulo, Porto Alegre, Curitiba e Cuiabá têm notas acima da média em termos de qualidade de transmissão de dados, de vídeo e em rapidez para carregar as páginas na internet.

"Em quatro anos, uma rede com características semelhantes às existentes hoje não terá condição de suportar o nível de tráfego previsto com o fluxo de pessoas que virão ao país", diz Eduardo Tude, analista da Teleco. Ele destaca, no entanto, que as operadoras estão cientes do desafio e preveem grandes investimentos em suas redes nos próximos anos.

Na avaliação do especialista, não existe uma única resposta para o problema. Tude acredita que as operadoras terão que investir na combinação de diferentes tecnologias para permitir que suas redes suportem o aumento no tráfego de dados.

Para o analista, as redes de quarta geração terão uma participação muito pequena nesse cenário e funcionarão mais como uma alternativa para as operadoras descongestionarem as redes 3G.

Segundo a Teleco, em 2014 o Brasil terá 90 milhões de conexões em banda larga. Dois terços delas serão feitas por meio de dispositivos móveis. Para este ano, a estimativa é de que serão 31,4 milhões de conexões, sendo 18 milhões móveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GEOMAPS


celulares

ClustMaps