sábado, 9 de janeiro de 2010

China passa os EUA e se torna maior mercado de automóveis do mundo

A leitura da notícia abaixo (íntegra no link) demonstra um aspecto importante, principalmente comparado às questões de preservação de meio-ambiente.
O mercado chinês vem se crescendo nos últimos quinze anos e mais de 800 milhões de chineses estarão evoluindo economicamente prontos para comprarem carros, comerem carnes, comprarem eletrodomésticos, vestuário mais sofisticado e uma colossal demanda de energia elétrica.


Observa-se, também, que muitos dos países que quiseram ficar bem na foto em Copenhague são exportadores de automóveis para a China. Indústria automobilística emprega em grande volume e arrecada mais que a de construção civil. De onde se infere que muito do que se falou e se acusou lá é pura demagogia, pois se a China parar de consumir para preservar o meio-ambiente, os países defensores deste ficarão sem vender para o mercado chinês.


Vale a pena acompanhar tais notícias.


China passa os EUA e se torna maior mercado de automóveis do mundo
da Efe, em Pequim
http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u676840.shtml


Em 2009 foram vendidos na China 13,5 milhões de automóveis, um aumento de 44% em relação a 2008, o que transformou o país asiático no maior mercado mundial de veículos, superando pela primeira vez os Estados Unidos, destacou hoje o diário oficial "China Daily".


O mercado chinês de automóveis foi um dos beneficiados pelo plano de estímulo de Pequim para fomentar a demanda interna e compensar assim a queda das exportações, com subsídios à compra de carros menos poluentes e ajuda a camponeses para adquirir veículos.


O governo chinês confirmou em dezembro que continuará as políticas de estímulo ao consumo no setor automobilístico em 2010, por isso espera-se que a liderança na indústria mundial continue.


Do auge do automóvel na China se beneficiaram muitas marcas multinacionais, incluídas algumas com problemas em outros mercados, como a General Motors, que aumentou suas vendas na China em 66,9% em 2009, com mais de 1,82 milhões de veículos vendidos.


O mercado chinês do automóvel, por outro lado, segue tendo um imenso potencial de crescimento, já que o país tem só 35 veículos por cada 1.000 pessoas, enquanto nos países desenvolvidos esse número passa de 400 e, nos Estados Unidos (país com mais densidade de veículos por habitantes) chega a 800.

Um comentário:

  1. Adoro dar uma passadinha no seu blog todas as vezes que posso.Em particular o assunto "China" me chama muito a atençao pois estou vivendo isso em intensidade aqui na Italia.
    E vao continuar crescendo.
    Tem uma coisa em particular no chines que acho que ele ganha muito no mercado.
    Eu o chamaria de " Mineiros do Planeta ". Eles trabalham quietos. Sao humildes. Se diferenciam no mercado por causa disso tambem.
    Essa humildade esta desbancando um pouco o orgulho ocidental e mesmo aqui no mercado europeu.
    Tenho que admitir que as coisas que sao fabricadas em massa por eles, ainda deixam a desejar, mas a crise esta obrigando ao povo europeu "engolir" o "made in china", meio a contra-gosto, mas...è assim que somos nao è?
    A atitude aparentemente servil do chines esta obrigando os europeus a reverem atitudes e pensamentos.
    Beijos fratelone.

    ResponderExcluir

GEOMAPS


celulares

ClustMaps