sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Liderança possível - Rudolph Giuliani

Sugiro a leitura de seu livro: O líder, escrito no aftermath do 11 de setembro.
Ele narra como foi sua difícil missão de soerguer a auto-confiança do novaiorquino.
Segue trechos do artigo com ele publicado na HSM.
Este é sempre um bom tema para leitura.


http://br.hsmglobal.com/notas/55644-rudolph-giuliani---liderança-possivel

Leia - “Leia muito, sobre tudo o que você tiver interesse. Não deixe que os outros façam análises por você. Leia, conheça, aprenda e faça-as você mesmo. Isso cria a sua base de conhecimento, que será só sua”

Ouça – “Preste atenção no que os outros dizem, pergunte a pessoas que são consideradas especialistas. Não há elogio maior do que receber uma questão por ser tomado como um expert no assunto. Certamente todos adorarão responder. Bons ouvintes são bons aprendizes. Quem fala demais só repete o que ouve por aí”

Debata – “É assim que tomo minhas decisões, sempre gerei debate. Ouça os dois lados antes de decidir, crie tensão propositadamente. Assim você prevê alguns erros que podem ocorrer e pode minimizá-los”.
Escreva – “Anote sempre. Quando você anota, registra melhor e o processo de se concentrar para fazer um esforço físico é muito útil. Quando vou discursar, escrevo algumas coisas no papel, caso precise ler, mas sempre acabo não lendo. É que já registrei e decorei só de escrever. Antes de uma decisão importante, sempre coloque no papel todos os prós e os contras de cada atitude. Ajuda a sintetizar e pensar melhor.”
Pense – “Mas pense de fato. Quando eu era criança e não conseguia resolver um problema ou lição do colégio, minha mãe dizia para eu rever a matéria uma vez e ir dormir, que no dia seguinte eu resolveria. Parece incrível, mas desde então as soluções que preciso aparecem quando estou no banho. Se dê tempo para pensar, nunca faça nada pressionado. Eu resisto sempre quando tentam tirar minha capacidade de decisão.” "

Um comentário:

  1. Interesante o texto. Seu site é muito instigante, os textos realmente nos fazem pensar.
    Quanto a Rudolph Giuliani todos apregoam muito a ele a diminuição da violência em Nova York, acredito realmente que ele tenha uma liderança forte, mas houve outros fatores predominantes, não sei se já leu o livro "Freakonomics-O lado oculto de tudo que nos afeta", muito bom, recomendo.Parabéns pelo site!

    ResponderExcluir

GEOMAPS


celulares

ClustMaps