Cultura de alta performance pode ser alcançada com o e-learning
Para Marcelo Curbete, gestor da unidade de Educação Interativa da Benner, treinamentos precisam de métricas e acompanhamento de desempenho para agregar valor aos negócios. Confira!
Muitas organizações que já possuem iniciativas de capacitação pelo e-learning, tem intensificado a aplicação de recursos em equipamentos, softwares e profissionais especializados em treinamentos à distância, utilizando essas ferramentas como uma política permanente para o desenvolvimento de pessoas.
As inúmeras vantagens desta ferramenta, vão desde a redução significativa dos investimentos em treinamentos presenciais até a capacidade de se oferecer treinamento em larga escala e de forma rápida. Além disso, as empresas começam a avaliá-las como um primeiro passo para a iniciação de programas formais de educação corporativa e de ensino continuado para seus colaboradores, originando embriões para futuras Universidades Corporativas.
Entretanto, apenas disponibilizar treinamentos no LMS (Learning Management System) não basta. O assunto foi amplamente discutido no Congresso e-learning Brasil, realizado este ano em São Paulo, sob o tema "Além do e-Learning: Desenvolvendo Talentos". Entre as discussões levantadas, evidenciou-se a importância da mensuração de resultados com as iniciativas de treinamento e a forma como ela influencia no desenvolvimento de pessoas.
"Aprender por aprender" pode não atingir os resultados esperados e é necessário estimular os colaboradores a atingir novos patamares de desempenho, alinhados aos objetivos e resultados da empresa, para que o treinamento possa ser corretamente absorvido e praticado na rotina corporativa. Desta forma, para se ter o desenvolvimento e capacitação esperados, a aplicação de programas de e-learning passa por três estágios distintos: Aprendizado, Desempenho e Resultados.
O e-learning pode, ainda, contribuir para a otimização e melhoria da aquisição de conhecimento dos colaboradores por meio da aprendizagem híbrida, em métodos formais e informais de educação, quando medidos antes, durante e depois da aplicação do processo.
Ferramentas de medição
As avaliações de desempenho após a aplicação dos programas de capacitação são ótimas iniciativas para estimular a cultura de alta performance. Além disso, a implantação de indicadores de resultados auxiliam neste processo e tornam-se excelentes medidores que sinalizam os níveis de aprendizado e satisfação do treinando. Os chamados Indicadores-Chave de Performance estão em evidência. Conhecidos como KPIs (Key Performer Indicator), são utilizados para manter e atingir altos níveis de desempenho focados no futuro.
Com estas iniciativas, é possível implementar melhorias e traçar novas formas de ensino, caso seja necessário. O desempenho organizacional traz, ainda, uma nova tendência de mercado e o foco na manutenção e melhoria contínua traz para os próximos anos a figura de um novo gestor: o Diretor de performance.
Este profissional, possivelmente da área de TI, mas com competências relacionadas das áreas de administração e recursos humanos, deve valer-se da capacidade de liderança e coach organizacional, além de possuir conhecimentos sólidos em tecnologia para desempenhar papeis de gestão da performance organizacional, utilizando recursos tecnológicos para a coleta e apresentação de resultados, realizando a implementação de projetos que incentivem as pessoas a atingirem novos patamares de desempenho.
A prática demonstra que a grande adesão ao e-learning requer níveis de mensuração para que seu resultado possa ser atingido de acordo com o esperado pela corporação com a implementação do programa. E a cultura de alta performance nas organizações é o ponto de partida para a capacitação e desenvolvimento de pessoas.
A mensuração da aplicação das ações de e-learning surgem como proposta à esta questão e visam preencher as lacunas naturais deixadas entre os estágios de aquisição, preservando assim seu processo.
Marcelo Curbete (Gestor da unidade de Educação Interativa da Benner)
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