domingo, 30 de janeiro de 2011

Eu não! Quero não! Posso não!!


Hoje resolvi aproveitar a manhã ensolarada para caminhar  na praia. A maré estava baixa e convidativa e o sol, apesar de ardente tinha o charme de um “quê” de nordestinidade na linda praia de Boa Viagem.

Claro que em busca do caminhar paradisíaco tive que desviar de poças de lama oriundas de refluxos de esgotos dos prédios na região de IPTU mais caro do nordeste. Ainda assim estava resoluto. Atravessei um breve caminho de grama desviando aqui e ali de alguns resíduos pouco recomendáveis para publicação escrita e alcancei a areia.

O simpático odor de maresia vindo dos sargaços estimulou-me, em lembranças, a uma breve corridinha tipo trote pisando com os pés em meio ao rasteiro matagal baixo de sargaços. Algumas manchas denunciavam algum porão ou casco de navio ou barco pequeno lavado na distância inalcançável da vigilância marítima.

Bem, vamos para a areia. Ainda assim muito deliciosa e refrescante. Tirinhos daqui, soslaios de lá sigo eu feliz já mudando a pose e encolhendo sutilmente a barriga para não estragar o cenário.

Claro está que tal “portrait” caberia melhor com um fundo musical, tipo assim trailer de filme hollywoodano. Só que no meu caso era um tal sucesso dateniano ratínico “eu não, quero não, posso não, minha mulher não deixa não...”

Não tem problema, não serei importunado pelo camelô, afinal um trotezinho e logo esta desgrama some em meio ao som da maré. Ledo engano, o sacana estava com um triciclo.

Lá fui eu prosseguindo em meu lírico trajeto procurando ver outras benesses da paisagem entre latas de cerveja de 500 ml (lei neste país não é para pegar mesmo) e algumas camisinhas. Fico pensando no risco da areia no meio da transa mas parece que tem-se um quê de masoquismo ou as sereias andam dando muito mole, pois o numero já era incomodativo. Isto porque parei de contar pois podia ganhar uma raquetada de frescobol ou um tronco de alguém disputando uma bola na peladinha básica, mas ambas ilegais...mas a galera não tá nem aí mesmo...enfim.

E o rit musical me perseguindo e o pior é que o cara fez um "mix" com o mesmo refrão com duração de quase meia hora. 


A caminhada já me lembrava o cansaço dos cinqüenta e o sutil, não tão sutil assim, vá lá, sobrepeso e o que imaginei de caminhada alegre, leve, lúdica já se tornava um castigo. Considerei mirar para a maré baixa, mergulhar e nadar até a África, juro. Tive que voltar, já havia perdido o tesão.

Inevitavelmente tive que pensar em coisas inapropriadas para um domingo sem clássico importante pensando em nossa morena idiossincrasia que convive, pacificamente, com o dolo e culpa de delitos sociais tido como leves, com o golpe e o total descompromisso com o bem-estar público, pois afinal, um camelô desfilar tranqüilamente em uma praia do IPTU mais caro do nordeste sem se preocupar com um eventual juiz ou autoridade curtindo a areia para mandar lhe prender por crime fiscal e tributário...nem pensar. Mesmo porque os guardas que patrulham o calçadão não acham nada anormal um camelô andar com DVD pirata ou vender latas de cerveja de meio-litro e saírem, tranquilamente, na direção de seus veículos após o dia ensolarado.

E assim, prosseguimos felizes e lampeiros inseridos nesta caricatura de sociedade democrática em rumo ao eterno título de país “em desenvolvimento”.

Pode ser que nosso comportamento leniente com leis inicie algum tipo de movimento para modificar lá pelo ano de 2083...quem sabe?  
.

2 comentários:

  1. UM BELO TEXTO QUE COMPROVA A VERACIDADE DA VELHA COLOCAÇÃO: "NO BRASIL ESSA LEI NÃO PEGA"
    aSSIM É MEU AMIGO
    PARABÉNS PELO TEXTO
    ABS
    HECK

    ResponderExcluir
  2. Coincidência ou não...aliás penso que nada ocorre por acaso, pensei por alguns minutos em tal questão, ou seja esse "Hit", que ontem ao zapear os canais de Tv, a fim de ver e ouvir algo realmente interessante, mas numa vã busca, porquê a Tv Brasileira a meu ver está carente de criações realmente inteligentes, pois bem, em um canal popular, o apresentador exaltava o cantor de tal hit, e eu me perguntava, isso é música?diria que a indagação era um misto de curiosidades e também de avaliar melhor sobre os conceitos de música ultimamente...suponho que tais "hits", são carregados de mensagens subliminares, por isso que impregnam em nosso cérebro e custa a sair, por outro lado também enxergo que a música, aquela escrita de forma inteligente,com o coração como se diz, torna-se algo de um passado longíquo...
    Abraços
    Renata Chaves

    ResponderExcluir

GEOMAPS


celulares

ClustMaps