segunda-feira, 31 de maio de 2010

Fungo letal pode ameaçar produção mundial de trigo


Minha tese de mestrado em Segurança e Defesa foi sobre Segurança Alimentar. Sou piloto, como já sabem, mas foi o tema que me ocorreu dado ao meu espanto ao estudar bio-terrorismo.

Como piloto, também, tive a oportunidade de transportar o Min da Ciência e Tecnologia, Israel Vargas, para Ilhéus para uma palestra internacional sobre Vassoura de Bruxa no cacau. Internacional, amigos, internacional.

Há que se considerar que, apesar das rígidas medidas fito-sanitárias que são comuns nos embarques e desembarques dos navios, os terroristas internacionais trazem tais vírus, de acordo com pesquisadores, das formas mais criativas possíveis.

Procurem refletir sobre a importância do trigo na alimentação mundial. Um pequeno detalhe: A Argentina é um dos maiores produtores do mundo, perdendo apenas para a Rússia (lá não se imagina que os terroristas vão se criar - resta refletir sobre a renitência da Argentina em se aproximar de Ahmadinejad, iraniano. Bem, o resto podem ser creditadas a algumas ilações indevidas, recordando-se, ainda, que nossa pauta de exportações se baseia no agrobusiness e não em tecnologia de ponta ou indústrias de alto valor agregado em função do nosso baixo nível educacional técnico comparativo.

Não se impressione meus amigos, não é conversa de bêbado, isto tudo está interligado.
Vale a pena acompanhar, o legado futuro que teremos com a aproximação com o Irã poderá nos trazer uma herança maldita de fato. Espero que acordemos antes.

By the way, não são marcianos...são cidadãos de carne e osso que perpetram tais atos infames.
Como diria César para Brutus ao perceber que seu preferido era o portador de sua morte iminente:
"A maldade, caro Brutus, não reside entre as estrelas, mas no meio de nós, simples lacaios!"



Novas linhagens de um fungo letal ao trigo, descobertas na África do Sul, podem ameaçar a produção mundial de alimentos, alertaram cientistas nesta quarta-feira durante uma conferência na Rússia.


Conhecido como UG-99, ele ataca o tecido vascular da planta, matando-a, processo que pode comprometer colheitas inteiras.
O fungo foi descoberto há dez anos no leste da África e é endêmico no Quênia, onde chegou a destruir 80% da colheita em algumas temporadas.
Mas teme-se que o o fungo esteja agora migrando. Como ele pode viajar a grandes velocidades, cerca de 160 km por dia, cientistas dizem que pode ser difícil controlá-lo.
Transgênicos
Cientistas já desenvolveram novas variedades de trigo resistentes ao fungo original mas estas últimas linhagens, descobertas na África do Sul, superaram a resistência.
O especialista em doenças de plantas da universidade britânica de Cornell, Ronnie Coffman, diz que um dos desafios para conter o alastramento do fungo é a resistência que alguns países costumam ter em dividir informações cientificas.
Coffman defende ainda a engenharia genética como forma de garantir um suprimento estável de alimentos, posição combatida por outros estudiosos.
"Pesquisas mostram que a engenharia genética do tribo deverá ser aceita se o mundo quiser estar a frente dos fungos letais", disse ele.
O trigo é um dos alimentos mais consumidos em todo o mundo, representando cerca de 20% das calorias consumidas diarimente.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GEOMAPS


celulares

ClustMaps