quinta-feira, 20 de maio de 2010

Hora de ir para casa

Envio uma carta que fiz aos amigos por ocasião da passagem para minha inatividade ocorrida em 20 jun 2009.
A finalidade é deixar registrada neste espaço.


Hora de ir para casa.

Caros amigos, semana que vem tenho dois últimos dias na Escola de Comando e Estado-Maior e ns Universidade da Força Aérea.
Quarta e quinta-feiras serão dias difíceis para mim.

Ontem assinei meu requerimento para a passagem para a Reserva Remunerada.
Um relacionamento profundo e ardoroso de 34 anos começa a ter um desfecho.

Na sala do Coronel J Augusto, com a caneta do SO Picolli e próximo ao Cl Hélio, todos da minha turma, minha mão tremeu quando assinei e lágrimas começaram a fluir timidamente.

Depois de falar com o CMT pedi licença para sair e caminhar até o pátio na frente da EAOAR, onde, em 03 Mar 1975 embarcamos em doze ônibus lá estacionados, com destino a Barbacena Querida MG a BQ eterna e de todos nós.

Deus me concedeu a derradeira graça na vida castrense de servir onde sempre tive sonho, e me permitiu assumir uma função para o qual não sonhava por não me achar qualificado para tanto, também recebida de outro colega, Brig Gonçalves, também 75: Chefiar o CPEA.

Estou feliz por ter certeza que poucos profissionais brasileiros terão tais oportunidades tão alinhadas em um mesmo espaço físico e temporal.
Como o livro de Neruda, Confesso que vivi, vivi intensamente estes 34 anos e foram pouquíssimos os dias em que me levantei sem entusiasmo em vestir minha farda e ir trabalhar.

Enfim, teria alguns tópicos sobre minha experiência que gostaria de dividir, todavia não pretendo encher a caixa postal de ninguém. Talvez, com o tempo, eu comece a escrever algumas linhas sobre o que considero importante para vcs que prosseguem. Todavia, são impressões pessoais.

De toda sorte, aproveito este email para falar, brevemente de algumas:

1- Não existe " o soldadinho". Ele é um profissional, via de regra pai de família, e merece respeito;

2- Nunca deixe de prestar continência ao sentinela na entrada de um quartel, ele representa uma instituição e todos dentro dela;

3- Assessore com franqueza e honestidade de propósitos. A preocupação em ferir suscetibilidades poderá acabar, com o tempo, com nossa Instituição;

4- Não deixe sua porta sempre aberta;

5- Não deixe de valorizar o subordinado cirscunspecto, que gosta de trabalhar em silêncio e reservadamente. Dê-lhe as mesmas chances que aos demais;

6- Não deixe de preencher e escrever o que for necessário na avaliação de desempenho, tanto de oficiais como de graduados. Os pontos fracos educam e dão oportunidade para se melhorar desempenhos e os fortes, mesmo distantes, são importantes para a Instituição. Portanto dê-se ao trabalho de escrever;

7- Leia mais do que assista televisão. Se vc ler apenas trinta minutos todos os dias terá lido mais de vinte livros em um ano;

8- Todo ser humano valoriza a precedência. A hierarquia é uma forma dela. Todo ser humano tem expectativas de prestar tributos a alguém que lhe esteja acima;

9- Todo ser humano valoriza as "homilias" e cerimônias. Assim também são as formaturas. Ninguém deixa de batizar os filhos, casar com cerimônia ou encomendar missas para finados;

10- Respeito é uma dimensão conceitual extrínseca. Você mobiliza alguém para lhe respeitar;

11- Você em seu trabalho e vestido no seu uniforme é seu próprio cartão de visitas. É por estes caminhos que lhe respeitarão;

12- Um dos primeiros sintomas que levaram as sociedades antigas a colapsos e guerras foi a falta de referenciais e de lideranças;

13- Não seja o gente boa, seja justo;

14- A Aeronáutica é uma Instituição que funciona por intermédio de sistemas. Não é um grupo de feudos;

15- Militar é superior ao tempo em dimensão cronológica e não meteorológica. Quando Caxias, como Ministro da Guerra, discursou na Câmara dos Deputados no Rio ele se referiu aos militares como Instituição Perene e não impermeável.

Agradeço àqueles com os quais tive a honra de trabalhar e estar à frente, pois a dedicação e seriedade de seus trabalhos me possibilitaram visibilidade institucional e acesso a funções relevantes. O tributo é para vocês. O máximo que fiz foi lhes permitir que desenvolvessem seus potenciais e empregassem suas competências.

Enfim, amigos, boa sorte a todos.

Poxxy Poí -  Guerreiro Poti
Jefferson Coronel Aviador 
.

3 comentários:

  1. Lindo, triste, verdadeiro.
    Retrata o sangue de um verdadeiro amante da carreira que abraçou com tanto zelo.
    Meu amigo. Meu irmao. Companheiro de um tempo bom.
    Estivemos longe, porem sempre dentro do coraçao um do outro e principalmente no que diz respeito à FAB. Sempre foi coisa sèria que nem sempre visualizamos nos dias de hoje.
    Valeu amigo por tudo que viveu e marcou.
    Deixou marcas onde passou pelo seu senso de justiça. Nao tenho duvidas.
    Te quero bem.
    Beijos
    Dària

    ResponderExcluir
  2. Muito LINDO!!!! =o)

    ResponderExcluir
  3. 11- Você em seu trabalho e vestido no seu uniforme é seu próprio cartão de visitas. É por estes caminhos que lhe respeitarão.

    Relevante afirmação. Muitos não entendem o que eh TRABALHO, UNIFORME E RESPEITO, muito embora trabalhem, usem uniforme e queiram/gostem de ser respeitados. Nossa instituição nos desenvolveu como profissionais muito mais do que como pessoas... Traços de uma cultura desenvolvida na base da imposição. Felizmente, muitos conseguiram aprimorar Eus e Egos... Penso que vc encontra-se nessa dimensão.
    Passa um pouco mais de um ano da sua passagem prá reserva... Como vc está??? O que a vida fez da sua vida??? Forte abraço, Afonsojr.

    ResponderExcluir

GEOMAPS


celulares

ClustMaps