sábado, 22 de maio de 2010

HSM Management artigo: Gestão de Projetos

Falhas na Gestão de Projetos traz prejuízos para as empresas


Walter Krause, diretor do Project Management Institute, fala sobre as falhas em projetos que têm acontecido nas grandes empresas e suas consequências

A maioria das empresas fracassa em seus projetos por falta de comunicação. Essa é a constatação da 6ª edição do Estudo de Benchmarking em Gestão de Projetos realizado pelo Project Management Institute (PMI) - organização internacional responsável pelo desenvolvimento das práticas em gerenciamento de projetos no mundo. A pesquisa engloba 300 empresas brasileiras de grande porte como Petrobras, Nestlé, Vale, Volkswagen, Votorantim, Lojas Renner, Embraer, Gerdau, IBM, TIM, Promon e BNDES.
Segundo o levantamento, para 76% das empresas pesquisadas, o problema com a comunicação é o principal motivo pelo fracasso dos projetos, 71% consideram que o não cumprimento de prazos também colabora para estas falhas e 70% culpam as constantes mudanças de escopo. A pesquisa mostra ainda que fracassar em um projeto é perder muito dinheiro, pois para 46% das empresas, o investimento variou de R$ 1 milhão até R$ 10 milhões. Porém, mesmo com os altos valores, 58% das corporações não possuem um departamento de gerenciamento de projetos.
O estudo mostra ainda que a cultura organizacional vem ganhando força nos últimos anos. Em 2006, 20% das organizações relataram algum nível de resistência interna importante em relação à gestão de projetos. Em 2007 este número caiu para 17%, o que significa a valorização da gestão de projetos realizada de forma profissional. Em dados gerais, constatou-se que 32% das organizações afirmaram planejar sempre como farão seus projetos, enquanto 18% dizem que raramente adotam esta prática. 58% das empresas não possuem um departamento dedicado exclusivamente a gestão de seus projetos.
Das 300 instituições pesquisadas, 56% pretendem implementar escritórios de gerenciamento de projetos. Em relação aos setores, os que mais adotam o Gerenciamento de projetos são: Tecnologia da Informação (63%); Engenharia (35%); Produção e Operações (26%) e Recursos Humanos (15%). Ementrevista ao Portal HSM, Walter Krause, diretor do PMI-Rio, fala sobre os resultados da pesquisa e a tendência da consolidação de uma área de Gestão de Projetos dentro das organizações.
HSM Online - Segundo a pesquisa da PMI, de 300 empresas, a grande maioria não se comunica bem nos projetos e não cumpre 100% dos prazos. Quais seriam neste caso, os maiores gargalos na questão da comunicação? Walter Krause - O problema de comunicação é antigo, mas está se tornando mais evidente. Não sabemos escrever bem, não falamos bem o que queremos e não nos relacionamos bem com todos os perfis existentes num ambiente de projeto. Paradoxalmente, estamos na era da tecnologia onde todas as informações podem chegar a todos imediatamente, esteja onde estiverem. Segundo o PMBOK - Guia de Gerenciamento de Projetos do PMI, a comunicação deve ser planejada e executada com a mesma disciplina que a gestão dos prazos. Faz parte também a correta avaliação e gestão das partes interessadas, onde questões comportamentais e de comunicação são tratadas de acordo com cada envolvido no projeto, suas necessidades e expectativas.
 
HSM Online - E em relação aos prazos? A que podemos atribuir este problema?
WK -
 A pesquisa não abordou as causas dos problemas. Entretanto, o estudo mostra que ainda é baixo o nível de planejamento e controle dos projetos, assim como o emprego de metodologias. Sem um bom planejamento e controle é muito difícil ser correto, evitar mudanças, garantir o escopo e, consequentemente, cumprir prazos acordados. O sucesso  das equipes é obtido pelo talento (o método) e pelo suor (comprometimento).
HSM Online - A gestão de projetos deve estar focado em quais características para que as empresas não percam o foco e consequentemente o lucro?
WK -
 O PMI desenvolveu o Padrão de Gestão de Portfolio com o objetivo de orientar as organizações a terem projetos alinhados com sua estratégia e apoiados pela alta administração. Os projetos desenvolvidos pelas melhores práticas e integrados à estratégia possibilitam as organizações a obterem os resultados esperados, com lucro e satisfação de seus clientes.
HSM Online – Das empresas de grande porte que participaram da pesquisa, é possível ranquear as melhores no quesito comunicação e gestão de projetos? Além disso, existe um modelo ideal de gestão para se liderar com sucesso os projetos?
WK - As organizações devem buscar seu próprio modelo de sucesso, pois cada uma tem sua cultura e estrutura próprias. Sobre o ranking, a pesquisa tem como princípio fundamental o sigilo dos seus participantes. Desta maneira, nenhuma empresa pode ser destacada em nenhum item. Somente o item Top of Mind é destacado.
HSM Online – A pesquisa mostra que muitas empresas ainda não se deram conta que precisam de profissionais especializados em ‘fazer acontecer’. Apenas 21% do universo de 300 empresas pesquisadas possui efetivamente um profissional dedicado para esta finalidade e um Project Management Office (PMO). Quais são as características deste profissional e qual a tendência das empresas absorverem este modelo de gestão?
WK –
 O PMO é um centro de conhecimento que tem como objetivo suportar o desenvolvimento do gerenciamento de projetos nas organizações. Os profissionais que compõem o Escritório de Projeto têm de ter os conhecimentos das melhores práticas em gerenciamento de projetos, visão holística, capacidade  analítica e de síntese. O PMO deve ser um grande apoio ao gerente de projetos, o profissional que "faz acontecer" nos projetos.
HSM Online – Como podemos classificar e analisar as empresas nacionais em relação as estrangeiras na gestão de projetos?
WK - A pesquisa atual ainda não é capaz de mostrar a diferença das empresas nacionais e estrangeiras. Se observarmos a lista das empresas Top of Mind, veremos mais empresas brasileiras do que multinacionais, o que nos permite interpretar que estamos no caminho certo.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GEOMAPS


celulares

ClustMaps