quarta-feira, 3 de novembro de 2010

50 erros no uso das mídias sociais

Fique Atento! 50 Erros comuns que podem acabar com uma empresa nas Mídias Sociais



Falar de Marketing em Midias Sociais começa a ser cada vez mais frequente até nas Pequenas e Médias Empresas (PMEs). Não tem como “fingir” que este novo contexto de Comunicação Digital não está afetando a forma como o consumidor decide na hora de optar por um determinado serviço ou produto, mas, ainda assim, são comuns os erros na hora de colocar em prática uma estratégia eficaz usando ferramentas como Blog, Facebook ou Twitter.

- Falta de Planejamento

- Falta de Objetivos Claros e Mensuráveis

- Falta de Conhecimento sobre Midias Sociais

- Falta de Informação sobre o Público-Alvo

- Falta de Comprometimento

- Falta de Consistência

- Falta de noção do Tempo necessário para gerar resultados

- Excesso de preocupação sobre eventuais comentários negativos

- Demasiado foco na questão tecnológica

- Delegar o trabalho para estagiários

- Criação de demasiados perfis, polvilhando a sua presença sem nexo

- Perfis incompletos

- Má escolha de imagem do perfil

- Procurar contatos apenas para vender

- Falar apenas de si mesma, dos seus produtos e da sua marca

- Tentar impôr a Venda

- Usar o mesmo discurso e as mesmas táticas nas diversas redes sociais

- Responder publicamente a todos os comentários negativos

- Comentar de “cabeça-quente”

- Não definir métricas nem indicadores

- Abandono prematuro, ao menor sinal de dificuldade

- Esquecer que Midias Sociais são uma via de duas mãos, em que a interação é parte fundamental

- Criar perfis, e se esquecer deles

- Pensar que as Midias Sociais vão salvar o Negócio

- Entrar nas Mídias Sociais sem uma “base online”, como um Site ou um Blog

- Esquecer de linkar para o Site ou Blog

- Não dedicar tempo para escutar, ao invés de só falar

- Não ter uma metodologia sistemática

- Não envolver a equipe como um todo, ao invés apenas do Marketing

- Não conseguir atribuir prioridades de foco para tarefas essenciais

- Misturar a Imagem pessoal com a da Empresa

- Não diversificar a sua atuação, de forma integrada

- Insistir em táticas que não trazem resultados

- Não definir politicas de uso, incluindo limites de tempo, para a equipe

- Não prestar atenção às necessidades dos Clientes

- Não proporcionar Valor no conteúdo disponibilizado

- Não saber como integrar com outras ações de Marketing – em especial as que são offline

- Não saber integrar as diversas categorias de Midias Sociais

- Focar em demasia nas métricas Quantitativas, como os números de seguidores e fãs

- Não investir o suficiente em Pesquisa de Mercado

- Negligenciar o próprio Site ou Blog

- Automatizar em demasia as respostas e postagens

- Usar Spam

- Usar as Redes Sociais como um substituto à presença “Real”

- Ter medo de experimentar novas estratégias

- Ter preconceito no que respeita a ampliar a sua rede de contatos

- Não aprender com os erros

- Pagar para blogueiros e formadores de opinião para falar bem dos seus produtos

- Não dedicar tempo suficiente na identificação de influenciadores no seu segmento

- Esquecer que construir Relacionamentos pode ser divertido.

Naturalmente que alguns deste aspectos são mais graves – e comuns – do que outros, mas, em última instância, todos eles conduzem ao insucesso na utilização assertiva das Midias Sociais.
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