sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Alienação midiática e televisiva

Eu penso como o Carlos Nascimento, eu sou contra o embotamento intelectual que o BBB 12 e programas de alta audiência causam na percepção politica e social do cidadão brasileiro.

Havia um pressuposto, uma expectativa social muito grande com o advento da tecnologia informacional. Tão logo a internet se popularizou várias previsões otimistas de melhorias de educação, desempenho e responsabilidade social surgiriam inexoravelmente.
Por mais paradoxal que possa parecer várias modificações na estrutura educacional foram inseridas para melhorar a qualidade do cidadão. Após vinte anos de modificações, com forte base ideológica, temos hoje conteúdos humanísticos e de responsabilidade social e ambiental disputando carga horária com matérias clássicas e fundamentais para a formação profissional do indivíduo.

O que vemos hoje em dia, notadamente com os recentes alagamentos, a título de exemplo, e atitudes de violência urbana gratuita contra pessoas e patrimônios contradizem as privisões dos ideólogos travestidos de educadores. 
O lixo nas ruas não prova que esta geração ficou mais consciente com o ambiente e a violência não demonstra melhorias éticas e humanísticas.
O resultado da troca do clássico pelos neo-conteúdos aliado a isto é o recente apagão de mão de obra em todos os setores.

A tecnologia chegou, ficou acessível e, ainda assim, os usuários demonstram graves desconhecimentos de elementos da dinâmica social e econômica. Reagem com declarações e opiniões copiadas de outros, incapazes de usar a tecnologia para pesquisar, refletir e melhor se posicionar.

Muitos, neste lamentável contexto, reclamam da política, ninguém quer saber, somente sabem falar de coisas repetidas, como corrupção sem se dar ao trabalho de procurar saber como funciona orçamento público e leis que engessam a administração pública. É fato, ninguém gosta de conhecer política mas é pródigo em reclamar demonstrando lamentável nível de conhecimento de fatos que são de cidadania responsável (o que é publicado em Diário Oficial da União o cidadão brasileiro não tem o direito legal, pelo menos em tese, de dizer que desconhecia)

Assim, enquanto nas últimas semanas se esperou o BBB 12, Luíza voltar do Canadá e várias outras platitudes, muitos assuntos importantes aconteceram a revelia da participação e preocupação da sociedade, apesar de 40 milhões de cidadãos da economia ativa terem acesso ao Facebook.

Um dos exemplos será a troca de ministros e cargos de segundo ou terceiro escalões. Garanto que muitíssimos usuários do Facebook e demais mídias sociais, não fazem a menor idéia do que isto significa ou seja importante.

Abaixo cito alguns exemplos das trocas que serão, voluntariamente, ignoradas pela sociedade mas que se der errado vão buscar um culpado no infinito.

Seguem alguns poucos exemplos: 

Não precisam se preocupar com trocas na:

ANA - Agência Nacional de Águas, se acha que a conta d'água está barata, se a qualidade da água está lhe satisfazendo, se há estações de tratamento de água suficiente em sua cidade e não falta água no verão para você e sua família.
ANAC - Agência Nacional de Aviação Civil, se você não se importa como os serviços das empresas aéreas, problemas de atraso, com bagagem, com falta de apoio de alimentação e hospedagem quando há atrasos superiores a seis horas, no Brasil e no exterior,
ANATEL - Agência Nacional de Telecomunicações se você está satisfeito com os serviços e os preços das linhas de telefone fixas e celulares, se sua banda larga é confiável e sustentável,
ANEEL - Agência Nacional de Energia Elétrica, se você não se importa em custear a troca de motor de sua geladeira, freezer, placas de computador e de televisão de LCD por baixas repentinas de intensidade de energia elétrica, se não se importa pelo alto valor das tarifas de energia elétrica
ANP - Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustível, se você não se importa com eventuais aumentos da gasolina e derivados de petróleo independentemente da queda do valor do barril do petróleo;
ANS - Agência Nacional de Saúde se você está feliz com o atendimento do SUS ou dos planos de saúde;
ANTT - Agência Nacional de Transportes Terrestres, se você está feliz com o aumento das passagens de ônibus interestaduais ou de valores de frete rodoviário;
ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária, se você não se importa com o valor de medicamentos genéricos -que deveriam ser mais baratos- ou com a reserva de mercado de indústrias farmacêuticas que impõem uma quantidade maior de comprimidos ou posologia do que um paciente normal precisa para sua recuperação, com valores altos por medicamentos...

Não se colocam profissionais adequados e sim partidários políticos. Ao invés de protegerem a sociedade protegem as empresas a estes ligadas que, via de regra, contribuem pesadamente para partidos e campanhas políticas.

O que mais me incomoda e revolta na anomia dos usuários de mídias sociais, internet, televisões etc é que todas as soluções requerem acompanhamento, engajamento social, vigilância, cobrança de quem ganhou seu voto. Sozinho, infelizmente, nada consigo a não ser amargar o imobilismo social frente a tantos desmandos.

Enfim, se você está feliz com o trabalhos dos políticos indicados na reforma ministerial nestes cargos de segundo e de terceiro escalões, pode continuar vendo seu BBB 12, arrumando Luízas, Sorayas, Clementinas etc para virarem virais ou memes, independente da nomenclatura neo-conceitual -via de regra nomes estudados para causarem impactos de marketing para vender um produto velho com roupa nova- da literatura corporativa... 

Este imobilismo social irá cobrar um preço maior de todos nós, e o resultado prático será correntes, posts em perfis demonstrando, apenas virtualmente, revolta por "alguém" ter deixado de fazer "algo" sempre no inconsistente, no impalpável e no incompreensível.
Mas fazer o quê?  A vida é bela e não deve ser levada a sério.
.

Um comentário:

  1. Jefferson, tudo que vc descreve no texto, lembra a célebre frase atribuída a W. Churchil: "AQUELES QUE NÃO GOSTAM DE POLÍTICA, SERÃO GOVERNADOS POR AQUELES QUE GOSTAM!".
    A big net, ferramenta fantástica da sociedade mundial, infelizmente está mais para o contexto futilidade (pirataria, exposição narcisista, sexo e fofocas) em detrimento as grandes causas sociais.
    Seu Blog é uma "gota no oceano; mas sem ela o oceano estaria mais vazio".
    Forte abraço,
    Carinha

    ResponderExcluir

GEOMAPS


celulares

ClustMaps