Então amigos, nos anos 70 a esquerda, fora do poder, dizia que o país não iria sair do subdesenvolvimento porque o governo não investia na educação.
De lá para cá, principalmente depois da revolução de Paris de 1968, muitos intelectuais aderiram a esquerda e, em todo o mundo desenvolvido, passaram a incentivar a arte tendo, sempre,
fartas quantias de investidores.
Em nossa América Latina, todos os artistas que se alinhavam com o pensamento progressista de esquerda passaram a ser financiado para produção de sua arte. A "contestação" -hoje atribuo ser responsável por não ter oferecido alternativas, apenas criticado o "tudo que está aí" virou ícone, mantra e verdade absolutamente. Assim, todos os segmentos de arte passaram a ter obras financiadas no intuito de protestar e criticar. A arte e seus artistas, notadamente em nosso "sorry country" passaram a produzir verdadeiros lixos que, se foram pinturas, esculturas ou músicas, precisavam de uma explicação para que o "povo não-consciente" entendesse. Os livros passaram a ser o retrato da má qualidade quando não, baixaria. O espírito nato do artista de contemplar a realidade e traduzir sua visão e saída havia se perdido. Bastava produzir próximo de titica que, sob o mantra da esquerda de pensamento progressista e revolucionário, venderia e o que assim não fosse seria "patrulhado", dificultando a produção.
Evoluímos, na literatura, para a poesia light e a auto-ajuda. É martirizantemente lamentável ver que os livros de auto-ajuda é o que mais vendem em livrarias e feiras internacionais de livros.
A leitura crítica da realidade se afogou no péssimo e contumaz hábito de se ver televisão de baixa qualidade sob a desculpa de que "os livros são muito caros".
Enfim, dos últimos vinte anos para cá, paulatinamente, o brasileiro tem evoluído de classes.
Hoje em dia, de acordo com o IBGE e PNAD, temos 95% de lares com, pelo menos, uma televisão, 98% com rádios, jornais de graça ou custando, até, trinta centavos nas ruas. Atingimos a marca de 210 milhões de linhas de celular vendidos e mais de 40 milhões de brasileiros acessam as mídias sociais (orkut, facebook e twitter).
Ou seja, ferramentas para promover a auto-educação por intermédio de pesquisa o brasileiro que tem acesso às mídias até em lan houses custando o acesso de dois reais por hora, além de uma formidável capacidade de acesso à informação. E o que produzem meus caros, o lamentável festival de platitudes e abobrinhas conforme o texto abaixo.
O cidadão que tem acesso a tecnologia e produz o que se lê abaixo, que lamentavelmente é reverberado e tomado por verdade absoluta por muitos, vai culpar quem agora?
Fico triste de ver pessoas com condições financeiras e até de cultura comentar e reverberar para seus inúmeros contatos tanta informação desencontrada e, até, errada. Falar em corrupção agora virou mantra, aquele que se repete sem se ter a idéia de onde o galo cantou mas que é cult reclamar, denunciar e apontar. E o resultado? Anos a fio nós permanecemos na mesma. As mesmas tragédias, os mesmos problemas de corrupção, políticos reconduzidos aos seus cargos pelo voto dos esclarecidos com acesso a internet, resultados vergonhosos na Educação, Saúde etc etc, aí se reclama, chama-se de corrupto no intervalo das novelas, dos big brothers e programas campeões de audiência....bem no nível do que se produz abaixo.
Somos um povo rico, deitado em berço esplêndido de nossas infindáveis riquezas, mas condenados ao subdesenvolvimento por causa de nossa cabeça e comportamento.
Enfim, ai de nós...brasileiros.
Gente, quero agradecer a todos pelos e-mails educacionais
que tenho recebido. Graças a eles,
Aprendi que minhas preces só serão atendidas se eu enviar um email para 7 dos meus amigos e fizer um desejo em 5 minutos.
Eu não abro mais a porta do banheiro sem usar uma toalha de papel nas mãos; e não bebo mais refrigerante com rodelas de limão ou laranja sem me preocupar com as milhares de bactérias na casca;
Eu tenho dificuldade em apertar a mão de alguém que estava dirigindo porque o passatempo predileto de alguém dirigindo é escarafunchar o nariz;
Eu não consigo pegar numa bolsa de mulher com medo que ela a tenha colocado no chão de um banheiro público;
Eu tenho que mandar um agradecimento especial para quem me mandou uma mensagem falando do cocô de rato na cola de envelopes porque agora eu uso uma esponja úmida para cada envelope que precisa ser selado.. Pela mesma razão, escovo vigorosamente cada latinha antes de abri-la;
Eu não tenho mais economias porque dei para uma menina doente (Penny Brown) que está para morrer pela 1.387.258 vez.
Eu não tenho mais dinheiro, mas isto vai mudar quando eu receber os 35.000 dólares que o Bill Gates/Microsoft e AOL vão me mandar por participar no programa especial de e-mail.
Eu não me preocupo mais com minha alma porque eu tenho 363.214 anjos olhando por mim, e 1.000.000 de novenas de Santa Teresa que atendeu a todos os meus desejos.
Eu não posso mais beber um drink num bar porque posso acordar numa banheira cheia de gelo sem meus rins.
Eu não posso mais usar desodorantes, cancerígenos, mesmo fedendo num dia quente.
GRAÇAS À SUA PREOCUPAÇÃO eu não bebo mais Coca Cola porque ela é capaz de remover manchas em privadas.
Eu não abasteço mais o carro sem ter alguém vigiando-o para que um serial killer não entre no banco de trás enquanto eu estou abastecendo.
E OBRIGADA POR ME AVISAR que eu não posso esquentar um copo de água no microondas porque pode estourar na minha cara.... e me desfigurar para a vida inteira.
Eu não vou mais ao cinema porque me disseram que eu posso ser picada por um alfinete infectado com AIDS, quando eu sentar.
Eu não vou mais a shopping centers porque alguém pode me drogar com uma amostra de perfume e me roubar.
Eu não recebo mais pacotes da UPS ou FedEx porque na realidade os entregadores são agentes disfarçados da Al Qaeda.
E eu não atendo mais telefones porque alguém vai me pedir que disque um número pelo qual eu vou receber uma conta com chamadas para a Jamaica, Uganda, Singapura e Uzbekistan.
GRAÇAS A VOCÊ eu não uso outra privada que não a minha porque uma enorme cobra preta pode estar escondida dentro da privada e me matar, instantaneamente, quando picar minha bunda.
E GRAÇAS AO SEU ÓTIMO CONSELHO eu não me abaixo mais para pegar uma moeda caída no chão do estacionamento porque provavelmente foi colocada lá por um tarado sexual que estará esperando prá me agarrar por trás quando eu me abaixar...
Eu não dirijo mais meu carro porque comprando gasolina de algumas empresas, estou apoiando a Al Qaeda e se comprar das outras companhias, estou apoiando ditadores sul-americanos.
Eu não mexo mais no meu jardim porque tenho medo de ser picado pela aranha madeira e minha mão vai cair.
Ah... E estou guardando a escova de dentes no meu quarto, por causa das bactérias do banheiro.
E a última é que o filtro solar engorda, segundo o Dr. Lair Ribeiro, não sei como vou me salvar neste verão mas já estou me orientando para sobreviver!
Se você não mandar este e-mail para pelo menos 144.000 pessoas nos próximos 70 minutos, uma pomba grande, com diarréia, vai pousar em sua cabeça às 17:00horas, amanhã, e as moscas de 120 camelos vão infestar suas costas, causando o crescimento de uma enorme corcunda cabeluda. Eu sei que isto vai acontecer porque aconteceu com a cabelereira da melhor amiga do segundo marido da prima da sogra de minha vizinha....
Ah, e a propósito...
Um cientista alemão da Argentina descobriu, após um longo estudo, que pessoas com pouca atividade cerebral leem seus emails com a mão sobre o mouse.
Não se preocupe em tirá-la. É tarde demais!
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário