domingo, 25 de abril de 2010

Brasil precisa de uma Belo Monte por ano de energia

Eu não sou especialista, apenas estudo o Brasil com muito interesse há anos e assim procuro avaliar nossas necessidades e potencialidades com isenção de um pesquisador.


Continuo com minha posição: Espero que o Lula leve adiante o projeto da Hidrelétrica de Belo Monte, o país e sua sociedade precisam muito disso.





Brasília - O crescimento da economia brasileira vai levar a um aumento no consumo de energia e o país vai precisar a cada ano de cerca de 4 a 5 mil megawatts de capacidade nova instalada. Isso equivale à quantidade de energia estimada para a Usina Hidrelétrica de Belo Monte, que deverá entrar em operação em 2015. A avaliação é do coordenador do Grupo de Estudos do Setor de Energia Elétrica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Gesel-UFRJ), Nivalde de Castro
Para ele, o resultado do leilão de Belo Monte, realizado na última terça-feira (20), foi positivo porque a tarifa, de R$ 77,97 por megawatt-hora, é considerada boa para o consumidor brasileiro. “Essa usina, bem como as usinas de Jirau e Santo Antônio [no Rio Madeira, RO], vai reafirmar a matriz hidrelétrica brasileira, que é limpa, renovável e apresenta uma tarifa muito barata”, diz.
Castro lembra que, em 2007 e 2008, quando o Brasil não tinha projetos de hidreletricidade para levar a leilão, por causa da paralisação dos estudos de inventário, o Brasil foi obrigado a contratar 7 mil megawatts de termelétricas a óleo, energia considerada mais cara e mais poluente. Para ele, o Brasil tem a melhor matriz elétrica do mundo.
Segundo Castro, as tentativas de barrar judicialmente a obra não terão sucesso. “É um empreendimento que o Brasil precisa, tem um peso muito importante para o desenvolvimento do país. Isso é o que move a AGU [Advocacia-Geral da União] para evitar qualquer imbróglio que venha a prejudicar a construção desse empreendimento”.
A capacidade total instalada da usina será de 11,2 mil megawatts, mas a energia assegurada, ou seja, aquela que pode ser garantida, prevendo os períodos de seca, será de 4,5 mil megawatts médios.
.

Um comentário:

  1. Nunca elegi o presidente Lula mas acredito ter isenção para separar Estadismo de Partidarismo. O resultado da licitação de Belo Monte é uma cabal vitória política do governo - conseguir cortar a rentabilidade líquida para 8p/c é um feito compatível com a economia internacional recessiva. Essa margem deve provocar inveja no Hemisfério Norte.

    Sabe-se que Oderbrecht cresce à sombra das plataformas da Petrobras. Camargo Correa e Andrade Gutierrez se lambuzam com as obras públicas.

    As empreiteiras blefaram: pagaram para ver e perderam no poker político. O governo ainda tem ases na manga e pode contratar chineses e indianos para construir Belo Monte dentro dos 19 bilhões.

    Quem vai encarar ?

    ResponderExcluir

GEOMAPS


celulares

ClustMaps