segunda-feira, 5 de abril de 2010

Está sobrando informação superficial, faltando conteúdo

 Uma variante do tema anterior.
O acesso disponível a muitas fontes de informação pode, não necessariamente, promover desenvolvimento social, melhoria de desempenhos funcionais e, sobretudo, permitir escolhas certas.

Eu li 20 livros no ano passado, 15 livros em 2008 e, acreditem, dá a impressão de não terem servido para nada, pois  o importante na leitura é a capacidade de se ampliar conceitos com discussões, conversas ou revisões de outros escritos sobre os temas lidos. Para isto, necessariamente, há que se ter pessoas em volta com a mesma vontade de se ler com profundidade e refletir para se agregar mais conhecimento.

Enfim, o caminho para o desenvolvimento econômico e social é longo e requer aplicação.
A geração que se apresenta, comentada também neste breve artigo, em meu ver, não está se preparando, adequadamente, para desafios de gestão que estão mais próximos e incidentes.




Um fenômeno comum nos jovens da geração Y e que se espalha pelas outras gerações é a superficialidade das informações. Me coloco no grupo que usa a internet diariamente como fonte de busca e de troca de informação, apesar de pessoalmente não dispensar as formas tradicionais de leitura e formação.

A internet nos abre várias portas e nos traz conhecimento vasto e rápido. Mas esse turbilhão incomensurável de informações que nos ajuda pode sim nos atrapalhar. Chama atenção o fato de que pessoas que anteriormente tinham o hábito de ler um jornal pela manhã agora passam o olho por dois ou três sites de notícias ao chegar no trabalho. Fica a pergunta: será que a leitura de chamadas rápidas ou notícias condensadas é suficiente?

É comum a substituição da leitura de um livro por uma busca rápida na internet e a leitura de uma ou duas páginas sobre o assunto de interesse. Será profundo o suficiente pra ser lembrado no futuro e formar base de conhecimento?

Convivo com muitos jovens em formação que se acham informados de tudo, plugados,  antenados. Mas de fato será que essa cultura de flashes diários que pensam que têm está sedimentada realmente? Sabem todas as chamadas do dia, mas será que conseguem discutir com profundidade os porquês e o que podemos tirar disso?

A facilidade de acesso pelas novas fontes na internet e pelas redes sociais aguça a curiosidade por temas diversos mas pode nos deixar preguiçosos de aprofundar nos assuntos. Torna a cultura rasa e nivelada.  Cultura e conhecimento são ativos que diferenciam as pessoas e as tornam heterogêneas na vida profissional e pessoal. Essas diferenças fazem nossa sociedade rica. Precisamos usar as novas fontes como ferramentas que ajudem a ampliar nossas culturas e sabedorias, e prestar atenção nesse fenômeno perigoso da superficialidade.
___

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GEOMAPS


celulares

ClustMaps