sábado, 17 de abril de 2010

Eventos importantes ocorrendo


Dois eventos muito importantes para o futuro da sociedade brasileira ocorreram esta semana. Um se encerrou em termos de fase no país, o encontro dos países que formam o bloco BRIC, Brasil, China, Rússia e Índia. O outro encerrou uma rodada judicial, sobre a Hidrelétrica de Belo Monte.

A sociedade necessita que  a mídia acompanhe com isenção e dê a mesma atenção que dá ao processo pré-eleitoral, pois este se encerra no fim do ano e os demais tem a ver com os próximos cinquenta anos, no mínimo.

Os três últimos países daquele bloco dependem, sobremaneira, dos produtos agrícolas brasileiros em função da expressiva ascenção de suas classes sociais que hoje já têm condições de comer carne e iguarias mais sofisticadas. Os insumos e a carne, dos quatro principais tipos, bovina, suína, caprina e aviária são importada, em grande quantidade, de nós. O que é importante é que a "cadeia produtiva" de produtos agrícolas possui uma capacidade muito maior de absorção de mão-de-obra de baixa qualificação o que, inobstante à enorme quantidade de propaganda institucional dizendo que estamos nas maravilhas é, de fato, ainda muito insipiente. 

Por que digo isto? Porque esta semana haverá uma série de eventos celebrando grupos nacionais que, no fundo, querem, egoisticamente, pensar mais em si do que no país. O dia do Índio e o "Massacre" de Eldorado dos Carajás, cuja mídia, apesar dos enormes e até recentes eventos de banditismo e truculência, insiste em toranar aqueles como mártires.

Enifm, amigos, a mídia "são" os olhos e ouvidos de uma sociedade desenvolvida. Aqui me dou o direito de me abster de evidenciar o cunho de "democraticamente participativa" dado ao engavetamento do projeto da "Ficha Limpa".

O cidadão poderá aquilatar. Poderá avaliar melhor a posição que quer adotar. Mas para isso precisa de discernimento. Aliás, diga-se de passagem, discernimento não depende de educação.

Bem, nõa me esqueci de Belo Monte. Esta será mostrada, gritada, arreganhada por si só, por aproveitadores que dominam, muito bem, o marketing político e social. Enfim, teremos um show de demagogia e estultíce esta semana. Vai ter muita gente que vai sair do discurso denunciatório do tipo "...é um absurrrdo este desgoverno.." e defender o espaço livre para Índios viverem serelepes às custas do Erário sem notar que eles e o MST estão junto às demais ONG's azucrinando Belo Monte, sem ter a menor capacidade intelectual de fazer um link entre aquele impedimento ideológico ao nosso desenvolvimento com as catástofres ocorridas no Rio e Niterói e agora em Salvador. Talvez até eu suspenda, periodicamente, minha assinatura de tv a cabo.


By the way...alguém tem o FEBEAPÁ do Stanislaw Ponte Preta para me emprestar? 
__

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GEOMAPS


celulares

ClustMaps