segunda-feira, 5 de abril de 2010

Rússia poderá vender US$5 bi em armas à Venezuela

Amigos, vou arriscar: É balão de ensaio da mídia internacional.
Putin falou em " pode" e inclui "linha de crédito" isto pode durar anos e não se consubstanciar antes que os EUA ou a ONU venham a manobrar para que, de forma discreta, tal venda não ocorra  em sua completude.

Um detalhe importante: A Venezuela pode até comprar, mas tem demonstrado uma enorme dificuldade em promover melhorias em sua malha energética e de infra-estrutura ao longo do país. É um país, neste sentido, mal das pernas. Não satisfazendo estes requisitos não se consegue operar tal aparato bélico próximo às fronteiras.

Isso era muito comum  na época da Guerra Fria e chama-se "deterrência" .

Resta saber se nosso presidente, a exemplo do que ele tentou fazer em Washington, irá pedir garantias a Chavez de que não se está inciando uma corrida armamentista e que os demais países não venham a temer invasão da Venezuela.



MOSCOU (Reuters) - As vendas de armamentos russos para a Venezuela poderão chegar a um total de 5 bilhões de dólares, disse o primeiro-ministro Vladimir Putin nesta segunda-feira, depois de retornar de uma visita à nação sul-americana.
Putin encontrou-se na sexta-feira com o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, em Caracas, para discutir uma cooperação nos setores de petróleo, defesa e energia nuclear, mas nenhum novo acordo para venda de armas foi firmado.
[...]
Chávez diz que o aumento de seu arsenal tem como objetivo conter um planejado crescimento militar norte-americano na Colômbia, principal aliado dos EUA na região e vizinha da Venezuela.

"Nossa delegação acaba de voltar da Venezuela e o volume total de pedidos pode superar os 5 bilhões de dólares", disse Putin, segundo agências de notícias russas, numa reunião com empresários do setor bélico.
Putin afirmou que o valor inclui uma linha de crédito de 2,2 bilhões de dólares para a compra de armas russas concedida pelo governo de Moscou a Chávez durante visita do presidente venezuelano em setembro.
Com esse montante serão adquiridos tanques T-72 e um avançado sistema anti-aéreo S-300, segundo a agência de notícias RIA. As reportagens não continham mais detalhes.
Nos últimos anos a Venezuela comprou mais de 4 bilhões de dólares em armas da Rússia, desde caças de combate Sukhoi até fuzis Kalashnikov.
[...]
Chávez deseja reforçar as Forças Armadas da Venezuela com mísseis, tanques e submarinos russos. Ele afirma que precisa se defender do que chama o imperialismo dos EUA na América Latina.
________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GEOMAPS


celulares

ClustMaps