quinta-feira, 15 de abril de 2010

Os BRICs e o aquecimento da economia

Esta semana nosso futuro como país emergente começa a se consolidar.
A reunião deste bloco sem fronteiras contíguas é uma consolidação de uma forte tendência na economia mundial sem retorno.

Precisamos, e eu reconheço, estimular a produção para exportação na parte do que seja excedente após absorção, por nosso mercado interno, dos bens e serviços demandados no mundo principalmente  nesses países do bloco BRIC.

O fato de termos uma carga tributária elevada desestimula nossa economia doméstica na questão de abertura de negócios em função, fundamentalmente, do alto custo da mão-de-obra, bem como da manutenção de juros elevados o que inviabiliza o pequeno e médio empresário. A solução virá, necessariamente, de fora. A partir do momento em que houver mercado para comprar o que produzimos poderemos gerar postos de trabalho, arrecadação, melhoria dos serviços públicos e promover o desenvolvimento econômico e social.

Dos países dois andam mal das pernas, Rússia e Índia, contudo, a colossal demanda de produtos por parte da China, que neste trimestre registrou mais de 11% de elevação do Produto Interno Bruto, significa que há espaço para os três demais crescerem.
A demanda maior está em nosso ferro e depois em nossa agricultura.

Vamos torcer para o sucesso desse viés de política externa do pres Lula (eu disse "este viés", continuo abominando as relações com Chaves, Cuba e Irã,  no viés ideológico).

Amigos, vale a pena, ao menos, prestar a atenção quando aparecer nos jornais televisivos noturnos.

Os BRICs e o aquecimento da economia


Brasil, China, India e Rússia se reúnem, em Brasília, num ambiente em que, exceto a Rússia, os outros registram tendência forte de crescimento, acompanhada de pressões inflacionárias. 

Moderar essas pressões, sem perder o impulso do crescimento, é o desafio. Melhor, de todo modo, do que o desafio de tirar a economia do buraco, igualmente sem produzir pressões inflacionáriasas, como no caso dos países mais desenvolvidos.
__

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GEOMAPS


celulares

ClustMaps