quarta-feira, 28 de abril de 2010

O que o Mercosul e o Paraguai tem a ver com você?


Muito!!
Todas as vezes que vc se deparar com alguém nas ruas sem eira nem beira, ou nas esquinas prontas para, eventualmente, cometerem um delito ou, até mesmo, um crime, lembre-se que o motivo econômico tem uma forte base por detrás dessa realidade.

O problema é que não se consegue perceber, contudo, as realidades retratadas nas notícias abaixo guardem sua correlação e pertinência. Assim, sugiro a leitura dos links abaixo: Rebeldes do EPP e Farc teriam se reunido em território brasileiro.

Este fato é resultado de circulação em regiões de difícil acesso onde o Estado não consegue se fazer presente. Não se faz presente por não haver elementos de desenvolvimento, dentre eles o econômico. Não o há em função das dificuldades de investimentos, quando não das barreiras dos ambientalistas e seu intuito de preservação versus o de nosso desenvolvimento.

Também não há circulação pois os estímulos que haviam, ainda na época do Milagre Econômico Brasileiro onde as cidades-âncoras foram implantadas (Dourados, Ponta-Porã, Toledo, Maringá, Cascavel, Corumbá - apenas para se citar aquelas em torno da atual zona de conflito) perderam sua capacidade de gerar maiores riquezas por falta de investimentos externos e internos onde os investidores percebecem que valeria a pena com bons retornos.

Neste particular a feliz iniciativa bilateral de se implantar o Mercosul, com a adesão dos "menores", Uruguai e Paraguai, poderia gerar pólos industriais, agriculturais e de serviços que gerariam legiões de empregados que evitaria que eles emigrassem para imigrarem nos grandes centros e viverem em situação de miséria nos bolsões marginais das grandes cidades.

Mais aí entra a nossa peculiar, quando não absolutamente ideologizada, política externa (
Por que a nossa política externa é assim ) que vem gerando dificuldades incontáveis a integração do Mercosul (Mercosul e integração regional)   .

Observa-se, nesta catada de notícias perdidas e longe das primeiras páginas dos periódicos, que há anos vem tomando corpo ações de cunho doutrinário do Foro de São Paulo que, por coincidência, como signatários, todos os atores elencados nas três reportagens.

O que dá para um leitor curioso inferir é que o insucesso do Mercosul, como vetor de desenvolvimento e de segurança social não consegue decolar por não haver interesse dos atores envolvidos neste imbróglio.

Enfim, no fundo isto só acontece por causa do contumaz cochilo de nossa "democraticamente cochilante" sociedade. Depende de você, também, ao se interessar com estes temas, que a situação comece a mudar.

Há que se atentar. Estes movimentos vêm crescendo naquela área e a exemplo do que o México hoje enfrenta, o Brasil deveria adotar o papel que os EUA deixou de fazer naquelas áreas fronteiriças: desenvolver mais o mercado e a inserção global dos quatro países.
.

Um comentário:

  1. Aceite os meus cumprimentos pela abordagem desse tema tão atual e preocupante. Concordo com a relevância do papel do Brasil nessa questão, atuando no desenvolvimento do mercado do Paraguai e Uruguai. Entretanto, mais do que isso, acredito que esses governos devem adotar medidas mais enérgicas na segurança pública para evitar o avanço violento do EPP. Claro que políticas sociais eficazes ajudarão no processo. Não podemos é cochilar, como você mesmo disse nesse interessante artigo. Parabéns!!!
    Fernando Bezerra

    ResponderExcluir

GEOMAPS


celulares

ClustMaps