quinta-feira, 22 de abril de 2010

Como atingir a excelência operacional

Dificilmente se lê nas páginas corporativas um artigo tão sucinto e objetivo.
Da mesma forma, o autor faz uma radiografia precisa acerca dos modismos e receitas prontas que, via de regra, não se coadunam com nossa idiossincrasia (por serem importadas) ou com a cultura da empresa e o cenário em volta que lhe seja prevalente.
Procurei sublinhar as idéias principais do texto.
Vale a pena a leitura.



Excelência se alcança por meio de um longo e contínuo processo que requer, sobretudo, comprometimento. Mais do que uma aspiração, excelência é o ponto para o qual nossos passos se dirigem. Só assim seremos sempre líderes e nunca seguidores”. Essa afirmação do visionário Ratan Tata, Chairman do Grupo que leva seu sobrenome, reforça a ideia de que para aportar com êxito no destino é fundamental traçar muito bem as rotas a serem seguidas.

Para implementar técnicas gerenciais que tornam as operações mais eficientes, é necessário avaliar, em primeiro lugar, qual o posicionamento atual da empresa - e, de preferência, encomendar essa avaliação de fora da corporação para que o rigor e a imparcialidade sejam preservados. Após obter um retrato fiel dos processos em andamento e mapear o modo como os vários stakeholders se relacionam, provavelmente será necessário aprimorar a estratégia da companhia de modo a direcioná-la ao preenchimento das lacunas constatadas.

Saber se a organização que você dirige é um Jaguar ou um Jipe é essencial para escolher o caminho que lhe proporcionará mais vantagens competitivas. Importar processos da matriz ou seguir exemplos supostamente bem-sucedidos no mercado nem sempre atendem à demanda da sua empresa e podem, ao contrário, gerar ainda mais entraves. Costumo dizer que metade da batalha está ganha se for escolhido um modelo de processo que consiga se moldar perfeitamente às peculiaridades do cliente. E de acordo com a abrangência das melhorias que se pretende promover na empresa, investir nos canais de comunicação interna pode ser vital, uma vez que os profissionais precisam estar envolvidos no processo e não apenas submetidos a ele.

Justamente porque a eficiência operacional não é o objetivo estratégico da empresa e sim o meio pelo qual este será alcançado, ela requer monitoramento constante. Acompanhar os processos de perto é a forma mais eficiente de mitigar riscos e garantir agilidade na resolução dos problemas. Com periodicidade pré-definida é importante checar se as prioridades estabelecidas ainda são válidas ou se é necessário reavaliar as metas, para melhor adequá-las às mudanças de cenário.

Ao analisar os resultados obtidos com a implementação desse tipo de projeto, muitas empresas recorrem exclusivamente à equação “Investimento x ROI” * e nem sempre ela é a mais precisa. No momento imediatamente posterior à implantação de um projeto de eficiência operacional, é essencial considerar os soft benefits, benefícios que não podem ser traduzidos diretamente em aumento do faturamento, mas que por automatizarem processos ou aumentarem a satisfação dos clientes podem gerar resultados de negócio no médio prazo.

Manter positiva a balança comercial corporativa (alta produtividade com baixo custo) é uma jornada sem fim. Muitas empresas não dão o primeiro passo, pois não conseguem enxergar o final da estrada, mas se a jornada rumo à melhoria de processos é planejada com critério, o custo inicial e o investimento na capacitação dos profissionais serão seguramente recompensados. A persistência é o caminho para se atingir tudo aquilo que vale a pena. Como os indianos costumam dizer: “É preciso trabalhar para reduzir o trabalho”.

Ailtom Nascimento (Vice-presidente comercial da Tata Consultancy Services do Brasil)

ROI Retorno sobre o Investimento (Return over Investment).
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4 comentários:

  1. Muito interessante!

    Simples, direto e verdadeiro, principalmente quando afirma que a melhor avaliação é a externa...

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  2. Todos os nossos jovens e os nossos empresários deverião ler este artigo diariamente, antes de começarem as suas tarefas diárias. joel O. jr.

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  3. Perfeito, o autor em seu artigo consegue abordar o cerne de um desafio presente na maioria das organizações de hoje, a busca da excelência com mínimo esforço e dispêndio de custo.

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  4. Bastante elucidativo, quando o autor menciona que é necessário haver persistência para se atingir os objetivos almejados, com critério, definindo o melhor processo para aplicar na sua empresa

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