segunda-feira, 5 de abril de 2010

CHINA: A BOMBA MUNDIAL QUE NINGUÉM QUER VER

Amigos, o texto de fato pertence a um publicitário. Muito visual nas conclusões. Como administrador eu teria algumas observações  diferentes  em termos de cenário, mas no contexto geral o autor passou uma boa idéia básica do que lá ocorre.


Ressalto que os chineses estão por detrás de toda esta confusão que Chavez e Cia vem armando no Caribe e América Central.  Da mesma forma, alguns países na África vêm recebendo grandes investimentos da economia chinesa.


Hoje eles já são os donos do Canal do Panamá. Imaginem o que farão se conquistarem metade do mercado dos países do Mar do Caribe. Acredito que com mais poucos anos a China ocupará o lugar que a antiga Inglaterra ocupou, ao ser chamada do "Império onde o Sol nunca se punha." Naquela época todos os continentes tinham alguma colônia ou protetorado inglês. Em poucos anos, todos os continentes e suas regiões distintas terão investimentos e dinheiro de acionistas chineses.


Acredito ser pertinente e de leitura esclarecedora.
Vale a pena refletir no que ele coloca.



A BOMBA MUNDIAL QUE NINGUÉM QUER VER A CHINA DO FUTURO

Luciano Pires

Alguns conhecidos voltaram da China impressionados.
Um determinado produto que o Brasil fabrica um milhão de unidades, uma só fábrica chinesa produz quarenta milhões... A qualidade já é equivalente.  E a velocidade de reação é impressionante.

Os chineses colocam qualquer produto no mercado em questão de semanas... Com preços que são uma fração dos praticados aqui.  Uma das fábricas está de mudança para o interior, pois os salários da região onde está instalada estão altos demais: 100 dólares.

Um operário brasileiro equivalente ganha 300 dólares no mínimo. Que acrescidos de impostos e benefícios representam quase 600 dólares. Comparados com os 100 dólares dos chineses, que recebem praticamente zero benefícios...

Hora extra?  Na China?  Esqueça.  O pessoal por lá é tão agradecido por ter um emprego, que trabalha horas extras sabendo que nada vai receber...

Essa é a armadilha chinesa. Que não é uma estratégia comercial, mas de poder.

Os chineses estão tirando proveito da atitude dos marqueteiros ocidentais, que preferem terceirizar a produção e ficar com o que "agrega valor": A marca.

Dificilmente você adquire nas grandes redes dos Estados Unidos um produto feito nos Estados Unidos. É tudo "made in China", com rótulo estadunidense.

Empresas ganham rios de dinheiro comprando dos chineses por centavos e vendendo por centenas de dólares... Mesmo ao custo do fechamento de suas fábricas. É o que chamo de "estratégia preçonhenta".

Enquanto os ocidentais terceirizam as táticas e ganham no curto prazo, a China assimila as táticas para dominar no longo prazo.
As grandes potências mercadológicas que fiquem com as marcas, o design... Os chineses ficarão com a produção, desmantelando aos poucos os parques industriais ocidentais.

Em breve, por exemplo, não haverá mais fábricas de tênis pelo mundo..  Só na China. Que então aumentará seus preços, produzindo um "choque da manufatura", como foi o do petróleo. 

E o mundo perceberá que reerguer suas fábricas terá custo proibitivo. Perceberá que se tornou refém do dragão que ele mesmo alimentou ( Vale salientar que o mundo Árabe, é como é, graças aos petrodólares ). Dragão que aumentará ainda mais os preços, pois quem manda é ele, que tem fábricas, inventários e empregos... Uma inversão de jogo que terá o Impacto de uma bomba atômica...  Chinesa.

Nesse dia, os executivos "preçonhentos", tristemente, olharão para os esqueletos de suas antigas fábricas, para os técnicos aposentados jogando bocha na esquina, para as sucatas de seus parques fabris desmontados. E lembrarão com saudades do tempo em que ganharam dinheiro comprando baratinho dos chineses e vendendo caro a seus conterrâneos... 
E então, entristecidos, abrirão suas marmitas e almoçarão suas marcas.


Luciano Pires é diretor de marketing da Dana e profissional de comunicação.
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