quinta-feira, 15 de abril de 2010

Papo Rádio



Para relaxar vou lhes repassar alguns fragmentos de conversas entre pilotos, co-pilotos e controladores de torre ou de espaço aéreo.
Tentarei fazer uma tradução livre, mas esperem um corportamento absolutamente "gaiato" na conversação, o que não é o previsto, por ser inseguro, mas ainda assim é divertido. 
Quando estava em vôo  noturno, chovendo ou estressado e ouvia uma dessas eu ria até a barriga doer muito....
Apesar de não ser fácil traduzir piadas, ainda assim...Lá vai!!

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ATC: (Controle)“ Alitalia 345 continue taxi to 26L South via Tango - check for workers along taxiway.”
(cheque - no sentido de tomar cuidado- os trabalhadores ao longo da taxyway)


Al Italia 345: “Roger, Taxi 26 Left a via Tango. Workers checked - all are working” (trabalhadores checados...estão todos trabalhando!!)
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Nova 851: “Halifax Terminal, Nova 851 
with you out of 13,000 for 10,000, requesting runway 15.”(...agora com você (passou a depender das instruções dessa controladora) descendo de 13 mil pés para 10 mil, solicitando pista 15)


Halifax Terminal (female): “Nova 851, Halifax, the last time I gave a pilot what he wanted I was on penicillin for three weeks. Expect runway 06.”
( ...a última vez que dei o que um piloto pedia fiquei tomando penicilina por três semanas. Aguarde pista 06)
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Beech Baron: Uh, ATC, verify you want me to taxi in front of the 747. (verifique se vc quer que eu taxie na frente de um 747 - um beech baron é bem menor que um Bandeirante)


ATC: Yeah, it's OK. He's not hungry. (Ah!! Sim, ele não está com fome!!)
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Controller: “USA353 contact Cleveland Center 135.60.”(pause)
Controller: “USA353 contact Cleveland Center 135.60!” (pause)
Controller: “USA
353 you're just like my wife you never listen!” 
(você parece minha esposa...nunca me ouve!!)

Pilot: “Center, this is 
USA553, maybe if you called her by the right name you'd get a better response!” (quem sabe se você chamá-la pelo nome certo terá uma resposta??)
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Controller: “LA700 confirm your type of aircraft. 
Are you an Boeing 767 or Airbus 340?”
Pilot: “A340 of course!” 
(um A340 claro!! - É a fina flor da aviação no momento - resposta pedante)

Controller: “Then would you mind switching on the two other engines and give me 1000 feet per minute, please?”



(Então você se importaria de ligar os dois outros motores e aumentar a razão de subida para mil pés por minuto?? demostrando que, ainda assim, o avião estava lerdo na subida)
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Tower: “Cessna 123, turn right now and report your heading.” (...vire a direita e reporte sua proa - fazendo curva a direita!!)


Pilot: “Wilco. 341, 342, 343, 344, 345...” 
(Wilco, é "I will comply!!) "Eu vou obedecer"..e passou a dizer todas as proas da curva.
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Pilot: “Good morning, Frankfurt ground, KLM 242 request start up and push back, please.” 
(requer acionamento dos motores e push back)

Tower: “KLM 242 expect start up in two hours.” 
(...aguarde autorização para dar partida em duas horas!!)

Pilot: “Please confirm: two hours delay?” 
(...atraso de duas horas??)
Tower: “Affirmative.”


Pilot: “In that case, cancel the good morning! 
(Bem,neste caso cancele o "bom dia")
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ATC: “Cessna 123, What are your intentions? “ 
(...quais são suas intensões?)
Cessna: “To get my Commercial Pilots License and Instrument Rating.”

 (obter minhas licenças de piloto comercial e de vôo por instrumentos!!)

ATC: “I meant in the next five minutes not years.”
 
(..eu quis dizer nos próximos cinco minutos...não anos!!)
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