sexta-feira, 30 de abril de 2010

You succker people


Certa vez assistindo a uma conferência de um professor especialista em A. Latina na Universidade de Colúmbia em Nova Iorque, durante o intervalo um assistente querendo se engraçar para um pequeno grupo de nós brasileiros, dentre quase sessenta diplomatas e militares dos países da AL, saiu com uma "You succker folks". é bastante indelicado, mesmo em NY falar para alguém "you suck". O infeliz quis parodiar sua impressão sobre nós do país do futebol (soccer) com este infeliz trocadilho.

Durante uma aula que proferi para alunos da National Defense University sobre o Brasil, em Washington, durante o intervalo uma pesquisadora me perguntou o que tínhamos de inserção no mercado global? 








Por ocasião de um seminário na Unversidade de Tucson no Arizona, um estudante, também de AL me perguntou: "What else you people do"? 

Enfim, entendo que muito disso se deva a nossa incapacidade de nos projetar, como sociedade desenvolvida, no mundo globalizado. Ficava extremamente irritado quando por ocasião de festas públicas internacionais que ocorriam em Washington, onde morei, nossos conterrâneos nos representavam com a inexorável coreografia do "índio", em danças e vestimentas. Quando não o indefectível samba e pagode. Perguntava-me se uma sociedade com quase 200 milhões de habitantes e uma farta economia não tinha nada de melhor a mais para falar, ao mundo, sobre o país.

Esta notícia me deixou feliz e realizado. Independentemente de gostar do Lula ou não ele teve o mérito de nos projetar muito bem no mundo durante o seu governo. Ressalte-se o "projetar", independente do que esteja ocorrendo ou o que fez para chegar e se manter no poder. Mas o fato é que nós estamos bem na foto por dois motivos claros e incontestes: O carisma que a pessoa Lula tem e nossa capacidade de responder bem, economicamente, aos desafios e à crise econômica. Este papel cabe somente a nós sociedade e não ao sorriso bonachão "tudaver" do homenageado, pois caso não tivéssemos um comportamento responsável os investidores internacionais não estariam sinalizando para o Sarkozy ou para o meio midiático nos confiando o título de bola da vez.

Estamos todos, também, de parabéns.


Post Scriptum: Meu estimado mestre Prof Gustavo Heck que leu a reportagem na íntegra me alertou que o Eng Jaime Lerner (Ele foi Pref de Curitiba), cujo projeto urbanistico Ligeirinho em Curitiba, foi referência mundial, também foi citado. 


Revista 'Time' escolhe Lula como um dos líderes mais influentes do mundo

Presidente brasileiro aparece em lista com americano Barack Obama.
Político brasileiro Jaime Lerner é citado entre 'pensadores'.

Do G1, em São Paulo

Lula
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva é um dos líderes mais influentes do mundo, segundo lista divulgada pela revista americana 'Time' nesta quinta-feira (29). Em um primeiro momento, a imprensa chegou a divulgar que ele seria o líder mais influente, pelo fato de Lula ser o "número um" da lista publicada no site da revista - uma lista numerada de 1 a 25 e que não está em ordem alfabética.
A revista posteriormente explicou que não há um ranking entre os líderes citados. Segundo o setor de Relações Públicas da revista, a decisão de colocar Lula com o “número um” se deu meramente por “razões editoriais”. “Os editores da revista consideraram que seria mais interessante colocar o texto de Michael Moore sobre Lula como o primeiro, o que não significa que exista um ranqueamento”, explicou a assessoria.
(...)
No texto sobre Lula, o documentarista Michael Moore apresenta uma breve biografia do presidente. "O que Lula quer para o Brasil é o que nós [dos Estados Unidos] costumávamos chamar de sonho americano", avalia.
A revista faz uma tradicional indicação anual das 100 pessoas mais influentes do mundo nas categorias "líderes", "heróis", "artistas" e "pensadores". O presidente americano Barack Obama também aparece na lista de líderes mais influentes da revista.
Bill Clinton aparece na lista dos heróis e teve sua apresentação redigida por Bono, e Lady Gaga na lista de artistas mais influentes, apresentada por um artigo de Cyndi Lauper. Na categoria pensadores, está o  ex-governador do Paraná Jaime Lerner.
(...)

3 comentários:

  1. Eh muito bom isso e o povo brasileiro esta de parabens mesmo!!! Acho que ja chegou a hora de que nos vejam como um pais serio que somos. Gracas a Deus por isso.

    ResponderExcluir
  2. "O Pensador", para mim, só o do escultor Auguste Rodin.

    Mérito pessoal do Lula Inácio, entretanto, é o de não ter "bagunçado o coreto", ter mantido o barco no rumo traçado pela equipe do Fernando Henrique. Lula poderia ter feito muito pior, a exemplo do hermano Hugo Chavez...

    Os comentários do Jeff são pertinentes: vivi dramas semelhantes nos EUA, pois, de um lado os americanos especialistas em América Latina entendiam muito bem de México e, quando muito, iam descendo os Andes até o Perú, e ponto final. Falavam espanhol e desentendiam português. Por nosso lado, fazíamos de engraçadinhos como testemunhei em Harvard a elite universitária brasileira entrar de Escola de Samba num refeitório, com direito à batucada e porta-bandeira.

    ResponderExcluir
  3. Ana Paula F. Cunha1 de maio de 2010 às 12:02

    Em nosso país, existem grandes líderes, heróis, artistas e pensadores. Mas são pouco divulgados os seus trabalhos. As notícias sobre eles só circulam no meio em que vivem. Muitos deles preferem permanecer no anonimato.

    Acredito também que são poucas as pessoas que os cercam que conseguem enxergar o valor existente em seus trabalhos e em suas atitudes. Mas um dia, cedo ou tarde, eles acabarão sendo descobertos e valorizados.

    ResponderExcluir

GEOMAPS


celulares

ClustMaps