Vazamentos de documentos secretos sempre ocorreram e sempre foram publicados pela grande imprensa, como agora. New York Times, Washington Post, Le Monde, Der Spiegel publicaram os inúmeros documentos que vazaram, via Wikileaks.
Só que antes, o soldado Manning teria contratado um motoqueiro e enviado os Gigabites diretamente. Os editores do Washington Post leriam, filtrariam, tirariam nomes não envolvidos e publicariam.
Por que desta vez prenderam o motoqueiro? Aquele que simplesmente repassou as informações secretas, não roubou, apurou sim, por isto o resto está demorando a sair.
Porque ao contrário da editora do Washington Post, que publicou uma ou outra página dos Pentagon Papers, Wikileaks publica TUDO. Você, caro cidadão, é quem decide o que é importante e o que é trivial, não a Katherine Graham.
Veja esta conversa, que nunca saberemos se de fato ocorreu, porque naquela época não existia Wikileaks nem email.
"Não se preocupe Presidente. Não vamos publicar as 7.000 páginas do Pentagon Papers, nem temos espaço."
"Não podemos esquecer tudo, seria um atentado à Livre Imprensa, mas fique tranquilo. O seu caso com a atriz XYZ ficará entre nós, e aquela ordem de mandar prender o Fulano de Tal. Nada sairá no Wahington Post. E por falar nisto, como está indo o pedido de concessão de nosso canal de Televisão, como V.Exma. sabe que iremos diversificar as nossas atividades."
O Wikileaks é uma ONG sem fins lucrativos, ela não quer se diversificar em livros infantis, nem televisão nem nada.
O Wikileaks reduz o poder do Washington Post, por isto eles estão contra o Julian Assange, e do lado do Governo Americano.
O Rei ficou nu neste caso, e a defesa da Livre Imprensa fica extremamente comprometida se Assange for preso e condenado.
O grande perigo que vejo é que a velha imprensa está ruindo porque não sabe se adaptar aos novos tempos, não tem como se defender contra governos que detém 50% do PIB, e os blogueiros e twiteiros não tem o controle de qualidade que a velha imprensa deveria ter.
Ou seja, por uns 10 anos, entre a transição do velho para o novo, estaremos à deriva em termos de informação e não-informação.
.
.
ResponderExcluirJeff,
Vc presta um grande serviço ao Brasil divulgando este artigo.
Fique com Deus e bom fim de semana.
Muito bom Jefferson
ResponderExcluirExcelente! Espero que muitos leiam!
ResponderExcluirParabens pelo seu blog. Voce sempre aborda temas atuais com muita veracidade.
ResponderExcluirEsperamos que a verdade venha a tona. Muito bom o seu blog. Sucesso sempre. Tripolares
ResponderExcluir