quarta-feira, 9 de março de 2011

Mudança de postura nas Rel Internacionais

Jefferson W. Santos*


A visita de Obama nos próximos dias a nosso país representa uma tentativa daquele país de estreitar os laços diplomáticos e comerciais que foram afrouxados nos últimos oito anos.

O ex-Emb Abdenur já, em dois artigos que postei, manifestou os cuidados que nossa política externa tem que ter para que não deixemos que a ideologia e o sectarismo tomem conta dos negócios da sociedade.

O Senado Federal é o condutor das orientações, representando o povo brasileiro, para que o Itamaraty, órgão do Executivo, as execute para o bem de nossa sociedade.

Convém, sempre, salientar que somos uma sociedade de baixa produção educacional de alto valor agregado o que nos coloca, sempre, na dependência de valores altos de compras externas de nossas commodities. Convém ressaltar que os EUA é, no mundo, o maior consumidor e exportador ao mesmo tempo que paga em dia suas contas, diferentemente dos países que o ex-presidente Lula se aliou nos oito anos que esteve nos representando.

Precisamos gerar emprego de forma sustentável para diminuir a desigualdade social. Estes objetivos passam, necessariamente, pela ampliação do mercado externo consumidor de nossos produtos. Contudo, para nosso bem e estabilidade convém que sejam parceiros confiáveis.

A reaproximação com os EUA significa compras de nossa produção com pagamento em uma dinâmica estável e confiável.

Relações diplomáticas e comércio exterior são temas que a sociedade brasileira precisa acompanhar sempre. 

*M Sc em Segurança e Defesa Hemisféricas pelo Colégio Interamericano de Defesa (Washington) e Unversidad del Salvador (Buenos Aires).
.

2 comentários:

  1. Com certeza. O melhor fiscal das ações do governo somos nós, povo. Na ignorância, não há argumentos para tecer críticas as suas ações em desacordo com os interesses da Nação.

    ResponderExcluir
  2. obrigado por acender a luz da conciencia daqueles que lêm seus comentários. gosto do seu estilo, comentarios curtos, claros e atuais Deus te abençoe

    ResponderExcluir

GEOMAPS


celulares

ClustMaps